Alunas são selecionadas para Intercâmbio
Ao todo, foram destinadas cinco vagas de intercâmbio para a UFSJ, sendo duas para a Universidade de Porto. Alguns dos itens avaliados na seleção foram o Coeficiente de Rendimento (CR) e a participação em projetos, como bolsas de Iniciação Científica, monitoria, Empresa Júnior, etc.
Para Thayanne, a seleção foi disputada - 68 inscritos para 2 vagas -, porém acredita ter alcançado a aprovação pela sua dedicação na preparação. “Pesquisei sobre os costumes, a população, a música, cultura, sistema governamental, questões sociais e sobre a faculdade".
Com a Lis também não foi muito diferente. Ao longo da graduação ela manteve um bom CR e se envolveu em diversos projetos. Sobre o diferencial no processo de seleção, afirma: "Acredito que tenha sido o meu empenho e força de vontade para buscar esse sonho desde o primeiro momento em que entrei na universidade."
O intercâmbio e sua contribuição para a profissão
O intercâmbio é uma troca de experiências que em muito pode contribuir para a formação acadêmica.Thayanne acredita que, nos dias de hoje, as coisas têm mudado rapidamente, e que o próprio jornalismo é uma profissão de "constante transformação". Para ela, no intercâmbio o estudante é chamado a enfrentar "situações adversas" que o preparam para o mercado jornalístico.Já Lis vê nesse intercâmbio uma forma de desenvolver seu TCC. "As matérias que irei cursar são todas voltadas para assuntos que ainda não tratei com profundidade aqui e que irão me auxiliar na preparação e execução do meu TCC.", diz. Para ela, um intercâmbio promove o crescimento pessoal e profissional que as empresas do mundo todo buscam em um profissional.
Texto: Gysele Puygcerver Pereira
Revisão: Priscila Natany