Estudantes de Jornalismo visitam portal de notícias e revelam bastidores
Dizem que Jornalismo se aprende na prática, na tarimba do dia-a-dia. Não por acaso alunos de Comunicação Social da UFSJ estiveram na redação do Monitor das Gerais (MDG) para conhecerem a rotina de um diário.
O dia começa cedo. Às 8h, editor e repórter se movimentam para decidir os assuntos do dia. Telefonemas, consultas à internet, saídas na rua para apurar os fatos e produção de fotos e textos fazem parte da rotina dos profissionais.
A correria é grande, já que às 11h tudo deve estar revisado para ser publicado no site do Monitor e compartilhado nas redes sociais. Foi essa luta contra o tempo e a exatidão na busca dos fatos que oito alunos do primeiro período de Jornalismo acompanharam ao longo de dois dias no MDG.
Durante o período que observaram a produção, os estudantes produziram um documentário que revela os bastidores da notícia (veja abaixo). O vídeo de 11’44’’ é recheado de entrevistas e mostra o trabalho que existe por trás das matérias que chegam aos leitores todos os dias.
Um dos estudantes, Lucas Maranhão, gostou do que viu. “Muito interessante e inspiradora para mim como estudante, principalmente o desafio para se buscar fontes e informações para cada matéria”.
Maranhão enfatiza ainda que estar próximo da rotina jornalística reforça a aprendizagem da teoria aplicada em sala de aula. “Presenciar a redação de um jornal foi importante para nós, alunos de 1° período. Encararmos logo de cara a realidade do trabalho, em um momento do curso de tantas matérias teóricas. Agora já temos uma noção mais precisa da rotina jornalística”, completa.
Além de Maranhão, os estudantes Cícera Rosa, Emanuel Reis, Graziela Silva, João Pedro Justino, Matheus Ribeiro, Ramon Chaves e Victor Oliveira produziram o vídeo sobre a rotina do MDG. O trabalho é parte da disciplina Narrativas Jornalísticas ministrada pelo professor Jairo Faria Mendes.
Assista ao vídeo:
Via: Monitor das Gerais / Por: Douglas Caputo